Slides Posts Recentes

Resenha - Tempo seco


 Título: Tempo seco
Autora: Clara Arreguy
Editora: Geração Editorial
Páginas: 128


Sinopse - Num táxi, uma narradora-ouvinte coleciona historias, lembra e conversa. Em pauta, a política. Lula disputa a re-eleição. A cidade e seu clima, a cidade e seus temas, a cidade e o poder. Entre uma narrativa e outra, saudades do mar, das montanhas. A paisagem ameaça e reconforta. Política, amor, violência - memórias do passado e do que está por vir, ainda a ser inventado. Entre uma corrida e outra no táxi, encontros e desencontros entre personagens que existem ou que simplesmente foram sonhados.
 Em Tempo seco, Clara Arreguy ambienta na capital do país o mosaico de histórias reinventadas por uma jornalista a partir do diálogo com seus novos amigos. Crônica do presente, ligeira, do tamanho de uma corrida de táxi. Mão dupla pelas ruas da cidade.


Resenha/Opinião - Confesso que no começo estranhei o fato do livro envolver politica, porém conforme o livro avança você passa a nem perceber mais esses fatos. Falando neste tema um ponto interessante na narrativa é que em alguns momentos durante as falas a autora optou por colocar questões reais, particularmente nunca tinha lido nada parecido e realmente me surpreendeu, o livro é cheio de Flashbacks o que nos deixa um pouco confusos no começo, mas é super natural depois que você se envolve na história.
No inicio temos Miriam, uma cidadã de Brasília que desde que chegou a cidade adquiriu o habito de pegar táxi, ela usufrui deste direito não aceitando que ninguém a questione por isso, sempre muito direta quando alguém pergunta sobre ter carro, não gosta e não quer. O que no nosso caso vem a ser uma coisa boa, pois sem isso nunca teríamos descoberto sobre Nonato, porem não vou contar sobre ele para não perder a graça e acabar soltando spoiler sem querer rs.
Também temos Dorinha, a linda moreninha com quem Nonato nunca teve chance, pelo menos não até que ganhou um pouco mais de destaque na Faculdade. Se é por interesse ou não que Dorinha se aproxima de Nonato você só descobrirá lendo, assim como mais para frente na história você descobre como Miriam conhece Nonato, no caso, como essas histórias se ‘’interligam’’.
Não podemos esquecer que todos nós temos uma história, que temos pais, no livro há um capitulo que a autora narra justamente isso, o passado, como foi tudo entre eles antes de Nonato nascer.
Olha, não tenho palavras para descrever o quanto gostei da narrativa, ao acabar o livro me deixou com aquela coisa de ‘’queria que tivesse mais um capitulo’’ mas infelizmente acabou. Espero em breve possa ter novamente a oportunidade de ler mais obras da autora e quem sabe voltar assim a me surpreender.

Quotes - Por trás de cada pessoa há uma boa história.

Eles buscam a cidade sabendo o que deixam e o que procuram. Que os sonhos desandem ou se realizem é um sinal de que a vida é quem manda, e não as teorias.

Nonato tinha vocação para herói, mas era do tipo que, se fosse para dar a vida por alguém, vestiria um colete de bombas e pularia no Congresso Nacional em busca de 300 picaretas para levar consigo para o inferno.

Assim age o coração: vê como real o sonho que tanto deseja.

Nonato estava cada dia mais enfeitiçado, e nem as suposições sobre ela tinha ou não namorado empanaram seu encantamento.

A politica não tem que ser necessariamente suja e corrompida, mas pode, ao contrário, ser feita de uma nova maneira, em que a participação dos pobres e dos humildes os defenda dos aproveitadores.
Era hora de engolir o orgulho e vestir os tamancos da humildade - expressão de Mãinha, que ela logo calçou, sem saber exatamente como se equilibrar nela.

Um grande amor, um amor tão bonito, tão duradouro, não poderia jamais ser confundido com exploração.

Estava no paraiso, era feliz, e, se vislumbrava alguma sombra no olhar pacificado da amada, só podiam ser amargas lembranças que, com seu amor, ajudaria a expulsar para sempre.

Era assim, sem correspondência, diálogo de surdos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário